O que é Periodontia?

A Periodontia é uma área da odontologia que cuida de tudo que fica ao redor do dente (gengivas, ossos e ligamento periodontal, por exemplo) e que trata as inflamações e infecções da gengiva.

As doenças periodontais mais comuns relacionadas a essa especialidade são:

• Gengivite (inflamação das gengivas)

• Periodontite (danificação do osso de apoio e as fibras que seguram os dentes), sendo a mais grave, por poder ocasionar a perda dos dentes.

A doença periodontal é a maior causa de perda de dentes em adultos, afetando três em cada quatro pessoas.

Quais as causas da doença periodontal?

Dentre as principais causas, a maior de todas é a ausência de uma higiene bucal adequada. Essa falta ocasiona em placas bacterianas que podem endurecer e se tornar tártaro. As placas podem infectar a gengiva e os dentes, causando a perda do osso. O tártaro só pode ser removido a partir de uma limpeza profissional (raspagem) feita por um dentista.

A doença periodontal possui três fases: a gengivite, quando se nota a vermelhidão e o inchaço da gengiva ou até o sangramento durante a escovação; a periodontite, quando a gengiva forma uma bolsa embaixo da margem gengival que favorece o crescimento da placa; e a periodontite avançada, quando os ossos e fibras dos dentes encontram-se destruídos e amolecem o dente, afetando a mordida e forma como você se alimenta ou comunica.

Cuidados

Tanto a escovação quanto o uso do fio dental são a forma mais adequada de se prevenir da doença periodontal. Remover a placa bacteriana é a chave para melhorar a saúde bucal. Por isso, busque consultar regularmente com um odontologista para realizar uma limpeza dental.