Desmistificando a Endodontia


A endodontia é uma forma de manutenção do dente na cavidade bucal, evitando, assim a extração mesmo que o dente não tenha mais sua polpa (estrutura vital). O popularmente chamado "tratamento de canal" para muitos causa medo e tensão, mesmo porque em tempos passados era feito em várias sessões, por vezes, muito dolorosas e sem anestesia, onde "matava-se o nervo" aos poucos.


Hoje, graças aos avanços tecnológicos em odontologia muitos casos podem ser tratados em uma única sessão (dependendo das condições anatômicas e biológicas do dente). Atualmente as técnicas contam com auxílio de novos aparelhos, como o localizador apical eletrônico e motores endodônticos que auxiliam o tratamento para que seja mais rápido preciso. Porém, a melhor evolução foi na visão geral da odontologia moderna que analisa o indivíduo como um todo e não apenas como um dente, observando as particularidades de cada indivíduo, sabendo suas condições de saúde, assim como anseios e medos relacionado ao tratamento e com isso, se estabelece uma relação de confiança entre profissional e paciente.


Lembrando que o melhor tratamento é a prevenção, feita por meio de boa higiene oral, dieta equilibrada e visitar periódicas ao dentista. Mas, se o tratamento endodôntico for necessário, lembre-se que os tempos são outros.


Posts Em Destaque
Posts Recentes