Os Motivos da Doença Periodontal

A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, ou seja, as fibras que unem a raiz dentária ao osso. A evolução da doença periodontal leva à perda óssea e, consequentemente, à perda dos dentes. É inclusive a maior causa de perda de dentes em adultos.

O fumo é considerado um dos principais fatores de risco da doença periodontal, pois atua na diminuição da resposta imunológica, altera a microbiota bucal, causa citotoxicidade em tecidos orais e aumenta a vasoconstrução tecidual, mascarando o sangramento, que é um dos sinais da doença. Quando o hábito de fumar não é largado antes ou durante o tratamento, o resultado geralmente é insatisfatório.

Um estudo publicado no “Journal of Periodontology”, afirma que em pessoas diabéticas, a periodontite pode afetar o controle da glicemia. Além disso, a doença periodontal pode ser um fator de risco em gestantes, que podem ficar mais propensas a parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso.

O tratamento periodontal consiste em remover periodicamente o cálculo dental (tártaro) e a placa bacteriana, responsáveis pela inflamação. A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é remover diariamente a placa bacteriana, por meio da escovação, da utilização do fio dental e visitando regularmente seu dentista.

Agende já seu check up bucal!

Telefone: (11) 5572-1176 / Whatsapp: (11) 95981-0929

#odontoespaco #odontologia #dentista #periodontia #saudebucal #sorriso #dicas