Conheça 10 hábitos prejudiciais para a saúde oral.

Conheça 10 hábitos muitos prejudiciais para a sua saúde bucal:

1. Abrir ou cortar embalagens com os dentes:

Com esse hábito você corre risco de fraturar, trincar ou desgastar seus dentes. Evite também segurar objetos com eles.

2. Consumir alimentos ácidos frequentemente:

Alimentos como refrigerantes, vinagre e frutas cítricas são ácidos e desgastam o esmalte dental. Espere 30 minutos para escovar os dentes após ingerir alimentos como esses, pois essa ação pode agravar o desgaste dental. Dica: o uso de canudos diminui o contato da bebida ácida com a superfície dos dentes. Utilize-os!

3. Manter os dentes encostados ao longo do dia:

O apertamento dental e o bruxismo são hábitos parafuncionais comuns atualmente e devem ser evitados.

4. Utilizar excesso de força para escovar os dentes:

O uso da força não torna a escovação mais efetiva e ainda pode causar traumas na gengiva, provocando recessão gengival (quando a gengiva expõe a raiz do dente, causando sensibilidade).

5. Morder objetos:

Morder objetos como tampas de canetas ou pontas de lápis aumenta a chance de fratura dental, além do desgaste que pode ocorrer por morder sempre no mesmo local.

6. Utilizar a mesma escova dental por muito tempo:

A escova de dente tem um prazo de validade e deve ser substituída a cada 3 meses para que limpe com eficiência as superfícies. Esse prazo pode diminuir em caso de resfriados e infecções de garganta, assim evitamos uma reinfecção.

7. Palitar os dentes:

O ato de palitar os dentes pode machucar o tecido gengival, além de não ser eficiente na limpeza da região interproximal dos dentes. Substitua o palito por fio dental sempre.

8. Mascar chicletes com frequência:

Não devemos abusar do hábito de mascar chicletes, pois nossa mandíbula não foi projetada para mastigar o tempo todo. Dica: Escolha chicletes sem açúcar!

9. Mastigar de um lado só:

Fique atento a esse hábito! Mastigar apenas de um lado da boca, ao longo do tempo, pode causar problemas oclusais, devido ao desgaste unilateral dos dentes. O ideal é dividir a carga mastigatória entre os dois lados, ou seja, ter uma mastigação bilateral.

10. Evitar passar fio dental com medo de sangramento gengival:

Se a sua gengiva sangra ao passar fio dental é sinal que a área não está sendo higienizada corretamente. Ou seja, você deve continuar escovando a região e utilizando diariamente o fio dental.