O excesso de alimentos açucarados e ácidos sobre os dentes

Você sabia que devemos dar uma atenção especial para o consumo de açúcar e de alimentos ácidos, os quais tem sido uns dos grandes vilões da saúde bucal da população.


O consumo de balas, doces, biscoitos e refrigerantes entre as refeições são os principais motivos da cárie infantil, e o dentista tem um papel fundamental neste processo, especialmente os odontopediatras, o de orientar os responsáveis pelas crianças e realizar uma consulta de prevenção das cáries. Assim, tendo a devida orientação desde cedo, evitamos hábitos alimentares prejudiciais quando adultos.

Além disso, alimentos e bebidas ácidas, quando consumidas frequentemente, provocam um desgaste nos dentes, levando-o a perder forma e brilho. Esse processo é denominado erosão e está sendo diagnosticado cada vez mais nas pessoas.

Você pode tomar alguns cuidados para prevenir esse problema! Após consumir bebidas ou alimentos com alto teor de acidez, espere cerca de 30 minutos para escovar os dentes. Logo após o contato com o ácido, os dentes ainda estão frágeis e o creme dental é abrasivo. Também pode optar por tomar as bebidas com canudinho, diminuindo o contato dos dentes com o líquido.

Lembrando, que a abordagem multidisciplinar é essencial. Por isso, é importante que o dentista esteja atento com o trabalho em equipe, com o apoio do nutricionista para realizar orientações alimentares e, se necessário,  reeducação alimentar.

A nossa dica é: cuide-se hoje, para evitar problemas no futuro. Saúde é tudo! 🙂

#odontoespaco #dentista #odontologiapersonalizada #saudebucal #reeducacaoalimentar

Posts Em Destaque
Posts Recentes