Periodontite – Tudo o que você precisa saber

O que é e como pode ser tratada

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente.  A gengivite é um sinal importante no que se refere à doença periodontal. Por se tratar de um processo inflamatório, este sangramento gengival quando não tratado pode evoluir para periodontite ou periodontite avançada.

O que é periodontite?

Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. É uma doença comum e perfeitamente possível de ser prevenida.

A inflamação ocorre inicialmente na gengiva, que começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa, porém, um tratamento periodontal adequado e a melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.

Periodontite avançada

Esse é o estágio mais avançado da doença, as fibras e o osso dos dentes estão sendo destruídos, e isso pode acarretar no movimento do dente ou fazer com que ele fique mole. Afetando a mordida e a forma de alimentação e comunicação. Se acaso o tratamento periodontal não puder salvar os dentes, eles deverão ser extraídos.

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de periodontite como:

1. Gengivite e maus hábitos de saúde bucal;

2. Fumo e abuso de substâncias, como álcool e drogas;

3. Predisposição genética e diabetes;

4. Diminuição da imunidade e má nutrição,

5. Problemas dentários estruturais.

Prevenção

Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal. É importante remover todo o acúmulo de tártaro e placa dos dentes, aprender a correta escovação, realizar limpeza profissional (profilaxia) regularmente e usar o fio dental. Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. Uma boa escovação e o uso de cremes dentais com agentes antibacterianos pode matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca.

Ficou interessado? Agende uma avaliação conosco!

Tel: (11) 5572-1176 / Whatsapp: (11) 95981-0929

#odontoespaco #odontologiapersonalizada #dentista #tratamento #doencaperiodontal #saudebucal